Aumentar as vendas no final do ano é crucial para encerrar 2022 com a conta com saldo positivo, especialmente depois de um período difícil em que os negócios foram fechados devido à pandemia da Covid-19. Mas agora a economia retomou e as pessoas estão voltando a sair de casa para comprar produtos e serviços.
Além disso, vale destacar que, no final de ano, as pessoas costumam comprar mais. Isso porque, além de este período ser marcado por festas que são esperadas por muitas pessoas (Natal e Ano Novo), ocorre a Black Friday e os trabalhadores recebem o décimo terceiro.
Para isso, as empresas precisam se preparar para o final de ano. Aqui estão sete dicas que podem ajudar a aumentar as vendas neste período:
1. Planeje-se para o final de ano
As pessoas estão mais dispostas a comprar no final de ano, o que significa que essa é uma ótima oportunidade para que seu estabelecimento se planeje para aproveitar esse momento da melhor forma possível: aumentando suas vendas.
Nesse contexto, planejar significa adotar um conjunto de ações em seu negócio, como:
- Estudar o comportamento do seu público com o objetivo de antecipar ou prever ações e identificar seus interesses de compras para o final de ano;
- Preparar seu estoque para atender às demandas de vendas no final de ano;
- Definir preços atrativos para os produtos, mas sem colocar em risco a sobrevivência de sua empresa;
- Criar processos para garantir a eficiência logística de sua empresa. Afinal, o cliente, sem dúvida, quer receber seus produtos rapidamente.
2. Crie promoções atrativas
É impossível falar de Black Friday e das festas de final de ano sem falar de promoções. Nesse sentido, cabe dizer que as promoções são fundamentais para garantir diferencial competitivo ao estabelecimento, já que neste período as lojas, de modo geral, costumam criar condições incríveis de compras. Assim, aquelas que oferecem promoções mais “atrativas”, sem dúvida, podem chamar a atenção do cliente.
Para criar promoções imperdíveis, uma dica é aproveitar os produtos que se encontram em seu estoque há um tempo. Mas, lembre-se sempre de avaliar também a margem de lucro, para não prejudicar seu faturamento e o futuro de sua empresa.
3. Invista em marketing digital
Hoje, mais da metade da população mundial se encontra conectada, ou seja, utiliza a internet para comprar produtos e serviços, assim como para realizar pesquisas sobre empresas e outros assuntos.
Assim, investir em marketing digital é essencial para que seu negócio alcance as pessoas e consiga assim aumentar suas vendas no final de ano.
O marketing digital é uma estratégia que oferece diversas ferramentas que podem ser exploradas por um empreendedor. Como exemplo, podemos citar o marketing de conteúdo. É uma solução focada em criar e publicar conteúdos com o objetivo de agregar valor aos produtos e serviços de uma empresa, assim como para educar seus clientes.
Nesse caso, você pode usar o marketing de conteúdo para dar visibilidade aos produtos e/ou serviços que farão parte das promoções do final de ano.
4. Prepare sua equipe para o final de ano
Para ter bons resultados em suas vendas no final de ano, o seu time de vendas deve estar devidamente preparado para esse momento. Por isso, se possível, ofereça um treinamento voltado para garantir a capacitação de sua equipe de vendas.
Por exemplo, caso sua loja receba clientes indecisos, que não sabem se vão ou não comprar um produto, seu time de vendas pode aprender a orientá-los melhor, de maneira a garantir que a venda não seja perdida.
Seja presencial ou e-commerce, uma equipe bem preparada pode fazer a diferença nos resultados de suas vendas no final de ano.
5. Mantenha seu estoque aquecido
Como já destacamos neste conteúdo, não esqueça também de manter seu estoque aquecido para o final de ano. Afinal, não há nada pior que deixar de vender produtos porque sua empresa não deu atenção ao estoque, não é mesmo?
Por isso, invista no controle do seu estoque. Por exemplo, saiba quais itens existem nele, assim como a quantidade de cada um. Dessa forma, você terá completa noção a respeito do seu estoque e saberá se ele se encontra em um nível considerado adequado para as vendas de final de ano.
6. Implemente diversos canais de vendas
Outra coisa que você não deve deixar passar no planejamento das vendas da sua empresa para o final de ano são os canais de vendas. Como assim? É importante implementar mais de um canal de venda para que assim alcance um público maior e consiga aumentar suas vendas.
Por exemplo, invista na criação de um site, caso não tenha. Da mesma forma, esteja presente nas redes sociais e transforme o perfil do seu negócio em uma máquina de vendas.
Você pode usar as redes sociais para divulgar suas promoções, fazer anúncios pagos e interagir com seus clientes e potenciais clientes, tirando suas dúvidas, por exemplo.
7. Tenha um bom sistema de gestão e vendas
Para fazer a gestão de vendas de sua empresa da palma de sua mão ou da tela do seu computador, não deixe de investir em um bom sistema de gestão e vendas. De modo geral, uma solução como essa pode tornar esse processo eficiente, produtivo e seguro.
Normalmente, um bom sistema de gestão e vendas conta com recursos incríveis que podem contribuir para o gestor administrar melhor as vendas no final de ano e alcançar resultados excelentes. Algumas das funcionalidades que podemos citar são:
- Controle de venda: permite ao gestor monitorar o desempenho das vendas e, com base nisso, investir em ações para garantir o alcance dos resultados almejados.
- Montagem de kits de produtos: possibilita ao gestor montar rapidamente kits de produtos que farão parte das promoções de final de ano. Isso com base nos dados que se encontram no sistema.
- Acesso remoto: garante gerir as vendas de final de ano da tela de um computador, smartphone e tablet. Assim, mesmo em casa ou em viagem a negócios, o gestor pode acompanhar o desempenho das vendas.
Como vimos, é possível, sim, aumentar as vendas de final de ano. No entanto, para isso, o gestor deve implementar algumas ações na empresa com a finalidade de aproveitar melhor esse momento.
Por falar nisso, sua empresa já possui um sistema de gestão e vendas? Em caso de resposta negativa, aproveite o momento para conhecer a nossa super solução: SMB STORE online e off-line. Saiba mais sobre ela em nosso site!