A fidelização dos clientes e o aumento de vendas é o desejo de todos que têm um negócio e querem vê-lo crescer. Entretanto, não é fácil fazer isso, principalmente se você não for lembrado pelo cliente e a concorrência for muito grande.
Por isso, é fundamental criar estratégias e planejamentos que foquem na captação de clientes e no consequente sucesso da sua empresa. Não basta vender um produto ou serviço, é necessário ser realmente atrativo, oferecer diferenciais e se destacar.
Para ajudar com isso, este artigo traz 4 dicas de vendas para atrair mais clientes para o seu negócio e potencializar as suas vendas. Então se você quer alavancar as vendas com a atração de público, não deixe de conferir o conteúdo na íntegra para aproveitar as dicas.
Boa leitura!
4 maneiras de captar clientes e melhorar as vendas
Para se destacar da concorrência e chamar clientes para o seu negócio você pode:
Dica número 1: Investir na popularização da sua marca
As pessoas confiam e compram com maior facilidade naquilo que conhecem, então quanto mais popular for a sua marca, maiores serão as chances de vendas e de atração de clientes. Mas como você pode fazer esse investimento?
Bem, comece dando valor ao marketing, à publicidade da sua marca e a visibilidade dela. Engaje as redes sociais, principalmente as que seu público mais visita. Invista em blogs de conteúdo para criar tráfego para o seu site, adicione seus produtos em marketplaces, etc.
Ademais, faça parcerias com marcas consolidadas e de confiança que além de garantir clientes, podem dar credibilidade para o seu negócio. Isso também é válido para os “famosos” e “influencers”. Ao selar parceria com pessoas que são referência e ainda são destaque nas mídias, é possível gerar popularidade para a sua marca através do marketing de influência. Aproveite as vantagens da internet!
Além disso, faça e participe de eventos, leve a sua marca, demonstrações de produtos e serviços e muito mais. O que não é visto, não é lembrado e o contrário da premissa também é verdadeiro.
É por isso que cada vez mais as empresas investem em marketing e chegam até mesmo a pagar por anúncios nas redes. Com mais divulgação, será natural ter mais clientes também!
Dica número 2: conheça o seu público-alvo
Muitas pessoas não dão a devida relevância à persona de um negócio, mas considerá-la na hora de planejar e criar estratégias é fundamental. Muitas vezes, as ações que a sua empresa vem realizando são boas, mas não são direcionadas para o seu público-alvo.
Isso faz com que haja um investimento com foco errado e o retorno não seja como o esperado. Por isso, conhecer o próprio público é tão importante, já que será possível montar campanhas assertivas e aumentar as chances de atração de clientes e aumento de vendas.
A comunicação também será melhorada, visto que você poderá atuar exatamente nas demandas certas dos seus clientes, atendendo os seus desejos e apresentando para eles todas as soluções que o seu negócio dispõe.
Conhecer o próprio público-alvo será fundamental inclusive para efetivar a próxima dica, já que é necessário saber para quem direcionar os conteúdos e entender o que eles querem. Confira abaixo.
Dicas de vendas para atrair mais clientes: agregue valor à sua marca por meio de conteúdos de qualidade
Você tem produtos ou serviços que podem gerar questionamentos, debates ou temas interessantes para abordar nas redes sociais e blog? Então invista nisso e agregue valor à sua marca!
Dê soluções e tire dúvidas relacionadas ao que você vende e garanta que as pessoas realmente fiquem bem informadas com o seu conteúdo. Dessa maneira, você estará entregando muito mais do que um site em que ela pode comprar um produto ou serviço.
Caso você não tenha aptidão ou funcionários aptos para criar um conteúdo rico para as redes sociais e blogs, invista em pessoas especializadas. Encontre a melhor maneira de entregar conteúdo para as pessoas (vídeo, texto, postagens, newsletter, e-books ou outras opções). Seja qual for o modo, ele trará bons resultados para você, afinal, você estará passando credibilidade!
Dicas de vendas para atrair mais clientes: invista em campanhas promocionais
Quem não gosta de uma boa promoção, não é mesmo? Muitas pessoas são viciadas nessa palavra e são atraídas só pelo nome! Apesar de os consumidores se beneficiarem muito, os vendedores têm muito a ganhar ao realizar campanhas promocionais.
Elas podem alavancar vendas, atrair novos clientes, criar uma boa impressão sobre a marca, relacionar o seu negócio a bons proveitos e a oportunidade de pagar menos por algo ou por mais benefícios! Tudo isso garante uma boa imagem para a sua empresa.
É possível criar campanhas promocionais sazonais (de acordo com a época do ano), em datas especiais (como no aniversário da marca), em datas comemorativas (como feriados e datas importantes do calendário comercial), etc.
Campanhas promocionais também podem não depender da sazonalidade, mas ser algo específico da sua marca. Por exemplo, caso você tenha um bar ou restaurante, o seu negócio pode oferecer uma quarta-feira de happy hour com bebidas específicas dobradas. Caso trabalhe com a venda de serviços, pode trabalhar com promoções relâmpago ao longo do mês que deixarão os clientes alertas e prontos para aproveitar as novidades.
Tudo isso chama a atenção e, consequentemente, convida clientes! As pessoas se comunicam e a tendência é que cada vez mais pessoas queiram aproveitar as promoções da sua marca. Pense nisso!
Caso precise de ajuda na gestão e controle de vendas para criar novas estratégias de captação de clientes, conte com a SMB Store para isso!