Frete mais caro que o produto

Frete mais caro que o produto? Veja como resolver

Você já deve ter se deparado com o frete mais caro que o produto enquanto procurava algum item online, certo? Por esse motivo, muitas pessoas deixam de fechar a compra e até mesmo evitam voltar ao vendedor. Infelizmente, isso é algo que vem se tornando cada vez mais comum em lojas online. 

Ainda assim, nos últimos anos, a tecnologia tem revolucionado completamente a forma como as vendas são feitas. Com o seu avanço surgem cada vez mais softwares e dispositivos capazes de proporcionar mais conforto e produtividade no mercado de trabalho, o que muitas vezes muda completamente o perfil de compra dos clientes. 

Nesse caso, a maioria deles vem preferindo comprar produtos e serviços pela internet. Segundo pesquisas, o comércio online foi responsável por 58% das vendas dos lojistas no Brasil. Por conta disso, oferecer essa possibilidade se tornou algo indispensável para todo negócio de sucesso no país.

Além disso, as projeções indicam que essa modalidade tende a crescer cada vez mais, ocupando um grande espaço no setor de vendas nos próximos anos. Entretanto, existem alguns desafios que toda empresa passa para adotá-la de maneira segura e eficaz, especialmente quando falamos de logística. 

Segundo especialistas, é justamente esse ponto que encarece bastante o frete, o que pode acabar afastando muitas oportunidades para o seu negócio. Felizmente, a SMB Store preparou algumas dicas que podem te ajudar a evitar esse problema. Confira algumas delas abaixo! 

 

Por que o frete pode ficar tão caro? 

Basicamente, o custo de transporte e manuseio de mercadoria não é nada barato, especialmente com a alta no preço do diesel e da gasolina. Além disso, dependendo do lugar para qual você enviará o seu produto, diversos fatores podem acabar pesando no preço final, como transporte aéreo, terrestre ou marítimo, espaço de carga limitada e muitos outros. 

Quando falamos de transporte internacional, é aí que o preço fica ainda muito maior, visto que esse setor teve um aumento no preço de quatro vezes em relação ao que custava antes da pandemia do Covid-19. Ademais, quanto mais produtos precisam ser enviados, mais custos são associados a eles. 

Isso porque sempre que a demanda aumenta, mas a oferta permanece a mesma, os preços acabam sofrendo flutuações. Dessa forma, as empresas responsáveis pelo transporte de cargas passam a cobrar a mais para compensar as taxas de envio. Inclusive, é por esse motivo que tem se tornado comum encontrar alguns negócios com taxas fixas. 

 

Como reduzir o valor do frete

Invista em kits de produtos

Os kits vêm se tornando um recurso muito útil para sobreviver ao alto custo de envio de mercadorias. Através deles, seus produtos podem se tornar muito mais atraentes para os clientes. É uma excelente estratégia para quem oferece produtos de ticket baixo, como roupas ou livros em que o valor individual fica muito próximo do frete. 

Com eles você pode por exemplo vender 3 desses itens juntos, o que acaba fazendo o valor do frete não parecer tão alto. Para isso, vai precisar de bastante organização em suas vendas, visto que precisará calcular o impacto desse método ao seu negócio. 

Nesse caso, uma ferramenta de automação de vendas pode ser excelente, visto que ela será capaz de enviar feedbacks e dados de forma precisa, possibilitando que invista mais energia em outros setores. 

 

Reduza o raio de envio

Como já foi dito, o valor do frete pode ser influenciado por diversos fatores, até mesmo pela alta no preço do combustível. Por conta disso, muitas empresas acabam gastando bastante quando enviam seus produtos para consumidores muito distantes. Logo, quanto mais distante estiver do seu destino, mais caro e lento será o envio. 

Se puder, restrinja o envio para locais mais distantes. Dessa forma, poderá economizar bastante e ainda proporcionar mais eficiência para os seus clientes. No geral, é uma estratégia bem eficaz para empresas menores. 

 

Invista em tecnologia para o frete não ficar mais caro que o produto

Um dos grandes motivos pelo qual o valor do frete pode pesar bastante é a falta de uso das ferramentas corretas. Caso você tenha acesso a um software de gestão, por exemplo, ele pode te ajudar a acompanhar como andam as vendas e o lucro do seu negócio, o que te permite entender quais estratégias estão funcionando. 

Além disso, muitas delas possuem até mesmo funções que ajudam em montagens de kits, o que traz muita praticidade no dia a dia. Ademais, é indispensável que todo bom gestor utilize a internet para comparar condições de prazos e envio, acompanhamento das próprias entregas e até mesmo se mantenha ativo nas redes sociais para se comunicar com os clientes. 

 

Seja atencioso com as embalagens 

É muito comum encontrar empresas que utilizam embalagens muito maiores do que o produto enviado precisa. Nesse caso, é um sinal bem claro da falta de experiência quando o assunto é frete. Segundo especialistas, o importante é encontrar uma embalagem que seja segura para o item, mas que também possua o menor tamanho possível.

Isso acontece porque as transportadoras, além de considerarem o peso do pacote, também utilizam sua dimensão para calcular os custos de envio. Caso queira reduzir essas questões, você pode investir em embalagens personalizadas com dimensões menores e até mesmo reutilizar caixas velhas, mas que ainda estejam resistentes.

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