Objetivos e metas: o que são e como estabelecê-los na sua empresa

Afinal, o que são metas e objetivos de uma empresa?

Em qualquer empresa, é possível notar a sua missão e visão. Em geral, a missão tende a ser o propósito da empresa, ou seja, o motivo pelo qual ela existe. Já a visão, é onde a empresa deseja chegar em um determinado período.

Nesse sentido, esses dois pontos, atuam como embasamento para as metas e objetivos que a organização deseja atingir com o passar dos anos, além dos indicadores de desempenho, que também são bastante úteis para que o gestor possa compreender se está no caminho certo.

Consequentemente, através desses meios é desenvolvido o planejamento estratégico. O planejamento estratégico é uma ferramenta fundamental, onde é estabelecido todos os passos que a empresa deve seguir para o alcance dos objetivos. Assim, ele passa a orientar para que todas as ações sejam assertivas, focando nas metas que devem ser alcançadas.

Desta forma, as metas e os objetivos nada mais são que todos os meios para que uma empresa possa dar continuidade em seu desenvolvimento ou se manter em funcionamento no mercado.

Além de tudo, quando se trata da parte interna da organização, as metas e os objetivos também podem auxiliar para promover o engajamento dos funcionários em relação à empresa e suas respectivas atividades diárias.

É importante destacar que cada meta e objetivo é traçado segundo a necessidade de cada empresa, por isso, podem ser modificadas de acordo com cada planejamento estabelecido.

 

Alguns tipos de objetivos

Para compreender melhor, veja abaixo alguns exemplos de objetivos mais utilizados nas organizações.

  • Estratégicos: Tendem a ser mais amplos e são estabelecidos a longo prazo.
  • Táticos: Costumam abranger os setores de forma individual.
  • Operacional: São focados na execução das atividades ou processos. Assim, são específicos e de curto prazo.

Agora que você já sabe o que são as metas e objetivos, confira abaixo como estabelecê-los em sua empresa.

 

Como definir metas e objetivos?

Para defini-los, é preciso seguir alguns passos, veja:

Inicie estabelecendo os objetivos

De início, é preciso ter em mente, que para estabelecer algumas metas, é necessário antes saber qual o objetivo principal. Por exemplo, caso o objetivo da empresa seja expandir seus negócios, é preciso ter metas que farão chegar até o ponto esperado.

Para isso, precisam ser realizadas reuniões com os gestores e colaboradores principais de cada setor ou equipe, a seguir, estabelecer quais passos devem constar no plano de ação para esse projeto.

 

Planeje metas para alcançar o objetivo

Ponto, agora que você já sabe qual o objetivo que deseja alcançar, chegou o momento de planejar as metas para alcançá-lo. As metas devem ser realistas, ou seja, focar na realidade da empresa e o que ela pode oferecer para que cada uma delas seja atingida.

Para isso, é possível estabelecer planos de metas, planejamento estratégico ou até mesmo plano de ação. Toda a equipe que compõe a sua organização deve participar desse planejamento, visando os melhores meios para torná-lo realmente eficiente.

 

Favoreçam a disciplina

Em uma empresa, é notório que as metas e objetivos desempenham um papel importante, porém, a disciplina precisa andar lado a lado, em todo o processo. Afinal, ela está ligada a qualidade e comprometimento com as atividades.

É preciso ter em mente que, para alcançar o sucesso da empresa, tudo dependerá de como serão realizadas todas as ações importantes para o processo. Desse modo, a disciplina permite favorecer esse ponto e colaborar para o alcance dessas metas.

Além de tudo, também é importante que as equipes compreendam o seu papel dentro desse processo, favorecendo o sentimento de pertencimento.

 

Foque em metas realistas

Como citado acima, é importante que as metas sejam estabelecidas de acordo com a realidade da sua empresa. Em outras palavras, devem estar relacionadas ao tempo que pode ser dedicado a cada uma, os esforços que podem ser disponibilizados, a quantia que pode ser investida, entre outros pontos importantes.

Não quer dizer que devem ser metas limitadas, mas reais. Assim, todo o processo tende a se tornar mais viável, ainda que possa ter que lidar com dificuldades pelo caminho. Isso porque, se você possui todos os recursos necessários, o próximo passo é apenas se dedicar ao processo.

Quando um gestor estabelece metas muito difíceis, é possível que a frustração atrapalhe esse ponto. Além de tudo, quando uma empresa falha muitas vezes, pode significar metas pouco realistas.

 

Tenha um cronograma para as ações

Compreender como as metas devem ser definidas, é sinônimo de ter ciência de quanto tempo elas levarão para serem alcançadas. Por exemplo, caso a intenção seja uma meta em 2 meses, é necessário estabelecer um plano de ação baseado nesse tempo, para que ele possa se tornar uma realidade.

Em geral, o cronograma tende a servir de grande ajuda para poder distribuir os esforços, como tudo o que deve ser alcançado a cada semana até o prazo final. Com isso, além dos esforços serem distribuídos de forma equilibrada, facilita para notar os avanços.

Quer saber mais sobre o assunto? Venha conferir outros posts em nosso blog.

Aviso

Você será redirecionado para a tela de login/cadastro para a versão ONLINE do sistema da SMB STORE, esse link não se refere a versão OFFLINE.

Como você organiza seu negócio?

A SMB STORE agora possuí um sistema de gestão e vendas totalmente online feito para lhe ajudar no dia a dia de seu negócio!