Prevenção de perdas no varejo: o que é?
A prevenção de perdas no varejo funciona como um conjunto de atitudes e ações que são colocadas em prática pela empresa onde o principal objetivo é evitar que algumas situações aconteçam, interferindo diretamente nos resultados.
Essas medidas são importantes, afinal, as perdas no varejo podem fazer com que os lucros sejam menores. Com isso, essa prevenção faz com que os desperdícios sejam reduzidos, melhorando ainda mais a eficiência nas operações.
Não tem sido fácil empreender no Brasil, afinal, o ambiente não é tão favorável por conta dos impostos e muitas leis, tornando essas atividades mais burocráticas. Com isso, os gestores buscam medidas para tornar suas empresas mais rentáveis e eficientes, ou seja, todos os equipamentos, bens, produtos e valores investidos precisam ser protegidos contra as perdas.
A perda no varejo pode estar relacionada a extravio, avaria em bens ou roubo na empresa, afetando de maneira negativa os resultados, e consequentemente, seus lucros.
Quando falamos sobre perdas no varejo, muitas pessoas automaticamente pensam em furtos e roubos que acontecem nas lojas, e sim, essa é uma das maiores perdas que acontecem nesse meio.
Mas, também existem outras causas que podem gerar perdas, como produtos danificados pela falta de armazenamento, produtos vencidos e muito mais. Muitas pessoas acreditam que essas perdas são algo normal e comum na rotina da empresa.
No entanto, é possível reduzir as perdas no varejo e aumentar ainda mais o lucro. Para isso, é necessário investir na prevenção de perdas.
5 dicas para aplicar a prevenção de perdas no seu negócio
Como dissemos, a prevenção de perdas no varejo é uma estratégia que tem como principal objetivo diminuir as perdas, que podem ser causadas por inúmeros fatores, e com isso, aumentar o lucro do negócio.
Confira a seguir algumas dicas de como aplicar essa estratégia na sua empresa:
Tenha isso como prioridade
O primeiro passo para aplicar a prevenção de perdas no varejo é tratar esse assunto como prioridade. Isso precisa ser visto como uma fonte de lucro, sendo tão importante quanto outros assuntos, como o aumento das vendas e a diminuição de inadimplências.
Com isso, você pode inserir esse tema em reuniões e debates, lembrando sempre que o comprometimento com o assunto deve vir de baixo para cima, pois assim será possível engajar os seus funcionários na causa.
Desenvolva ações de prevenção
Para que você possa desenvolver ações de prevenção de perdas no varejo, primeiro é necessário fazer um mapa com os principais pontos de riscos, observando o que tem gerado prejuízo para a empresa.
Com isso em mãos, é possível criar ações para acabar com os problemas que existem, e algumas das medidas mais comuns são padronizar as tarefas de estoque, organizar e deixar a gestão mais eficiente.
Além disso, também é possível usar um software para controlar toda a entrada e saída das mercadorias, assim como a validade de cada produto. Um seguro contra roubo também é uma das medidas mais adotadas.
Você também pode fazer inventários com inspeções diárias, se atentar ao roteiro de percurso das cargas durante o transporte.
O interessante é que haja um setor da empresa responsável pela prevenção de perdas no varejo, pois assim, é possível contar com uma equipe focada em evitar os desperdícios e otimizar os processos da empresa.
Tenha um checklist
Fazer um checklist é uma das melhores maneiras de aplicar a prevenção de perdas no varejo, pois assim você consegue selecionar tudo o que deve ser inspecionado no negócio.
Mas, para que o checklist possa ser funcional, é preciso que o mapeamento esteja totalmente correto, afinal, não tem como saber o que deve ser checado se não se sabe onde estão as maiores perdas, não é mesmo?
Depois de estar com todos os pontos de atenção definidos, crie algumas perguntas para estar no checklist, separando de acordo com cada atividade ou setor do varejo.
Treine o seu time
O treinamento, preparo e comprometimento da sua equipe sobre a prevenção de perdas no varejo são essenciais, devem acontecer desde o começo.
Mesmo que na empresa tenha uma empresa especializada, é necessário mantê-los sempre atualizados, para que todos conheçam bem o assunto e saibam sobre a importância de colocá-la em prática.
Use a tecnologia ao seu favor
Outra dica essencial para conseguir colocar a prevenção de perdas no varejo em prática é usar a tecnologia ao seu favor, permitindo que os processos dentro da empresa sejam realizados com eficiência.
No varejo é necessário gerenciar uma grande quantidade de mercadorias, e fazer isso de maneira manual pode demandar muito tempo, além de aumentar as chances de acontecerem erros nesse processo.
Mas, hoje em dia, existem muitas soluções que podem ajudar as empresas de varejo a atuarem na prevenção de perdas, permitindo que você faça o controle de estoque, controle de vendas e do setor financeiro da empresa.
Assim, além de detectar e diminuir as perdas, você também consegue promover melhorias, padronizar as ações de prevenção, evitar novos desperdícios e acompanhar os indicadores, avaliando se as metas e objetivos estão sendo atingidos.
Isso traz ainda mais eficiência no seu dia a dia, melhorando o controle dos produtos e com isso, os resultados da empresa.
Para saber mais, acesse o site e confira como o nosso sistema pode ser essencial para o seu negócio de varejo!