Como vender pelo Instagram?
Como ter um perfil de sucesso no Instagram?
Você que é empreendedor ou trabalha com marketing, já se perguntou sobre isso?
Então, nosso assunto de hoje é sobre como vender pelo Instagram, essa rede social visitada por mais de 500 milhões de pessoas todos os dias. Sendo assim, você não pode perder o potencial dessa rede social.
Por lá, é possível ter mais visibilidade para sua proposta de valor ou ofertas e ainda prospectar e atrair mais clientes para seu negócio.
Neste post, você vai ver como vender no Instagram: o guia para 2022 e dicas para administrar seu perfil.
Instagram: por que vender nessa rede social?
O Instagram recentemente bateu 1 bilhão de usuários ativos mensalmente, isso segundo dados do Statista.
E a cada dia, mais pessoas estão por lá. E olha que todos sabem usar o Instagram para fazer alguma coisa por lá.
O Instagram é uma rede de imagens, vídeos e fotos bonitas, bem como o compartilhamento dos mesmos. Quem tem um perfil por lá, sabe que é preciso ter um bom relacionamento o com os seguidores para elevar a confiança de seu perfil.
Essa rede social hoje é uma das que mais cresce no mundo, tendo até superado o Facebook em número de usuários ativos.
E segundo a Oberlo, 90% desses 1 bilhão de usuário ativos seguem ao menos sum perfil comercial.
Ou seja, há muitas oportunidades para você que deseja começar a vender no Instagram. E se você não tiver um perfil nessa rede social, seu negócio vai estar na contramão.
Dicas para administrar seu perfil no Instagram
Para vender pelo Instagram, você precisa saber administrar seu perfil para isso, vão aqui algumas dicas:
· Post todos os dias nos melhores horários (falamos sobre isso adiante).
· Tenha constância em suas publicações no Instagram, pois isso é um fator que o algoritmo do Instagram leva em consideração na hora de mostrar suas postagens para mais pessoas.
· Poste nos stories ao menos de 3 em 3 horas.
· No Feed, poste ao menos 1 vez por dia.
· Responda todas as dúvidas e comentários dos seus seguidores.
Fazendo isso, com certeza, seu perfil ficará mais em evidência, o que facilita o crescimento do mesmo, e assim, você terá mais seguidores e, com mais seguidores, a venda fica potencialmente mais fácil de acontecer. Certo?
Como vender no Instagram: o guia para 2022
Vamos conferir?
1- Conheça seu público
Se você não conhecer para quem está falando, ou direcionando suas estratégias, você pode estar perdendo tempo e investimentos.
Sabendo disso, um ponto muito importante é conhecer quem te acompanha, ou quem você deseja atingir com sua proposta de valor e ofertas.
Ao observar quem engajou com suas postagens ou interagiram de alguma forma, é uma forma de identificar características em comum com seu público.
Faça ainda perguntas ou enquetes nos Stories do Instagram, pois é uma forma de conhecer melhor as pessoas, traçar características demográficas delas e saber seus reais interesses no que você pode ou tem a oferecer.
2- Tenha um perfil comercial
Para isso, sabia que o perfil comercial conta com recursos diferentes, dentre os quais, você pode acompanhar suas métricas e otimizar suas ações?
Dentre outros recursos, você pode:
· Ver quantas pessoas viram sua publicação, bem como, quem interagiu com ela;
· Ver quantas pessoas visitaram seu perfil;
· Fazer anúncios com sua conta vinculada ao Facebook;
· Saber da quantidade de compartilhamento ou salvamentos de seus posts;
· Dentre outros.
Essa conta de perfil comercial possibilita você ver informações de seu público, os tipos de engajamento, quais postagem fizeram mais sucesso e permite ainda agir para melhorar suas estratégias na plataforma.
Para mudar sua conta para comercial, basta seguir esses passos:
· Vá até Configurações no Instagram;
· Escolha alterar perfil para comercial;
· Interligue sua conta Instagram com o Facebook (pois é por este que você faz seus anúncios);
· Mude sua Bio para perfil comercial.
3- Tenha uma Bio atrativa
A Bio do Instagram é onde consta os dados que identificam você ou sua marca.
Na Bio, você vai constar um pouco do seu negócio. Se você tiver uma Bio atrativa, isso significa que as pessoas vão se interessar mais por você ou sua marca e vão querer te seguir.
E quanto mais seguidores seu perfil tiver, maior é o potencial de vendas.
Na Bio, há um tipo de recado simpático para quem chega até seu perfil. Coloque nela o que você faz (seu negócio) e para quem faz (seu público), isso trata-se do seu posicionamento de mercado.
E serve ainda para te aproximar das pessoas.
Na Bio, você pode ainda acrescentar canais de contatos, não deixe de fazer isso.
4- Links na Bio do Instagram
Você pode usar ferramentas como Linktree ou Linkin.bio para inserir links na sua Bio.
E sabe por que isso é importante?
É uma forma de você direcionar o usuário ou seguidor diretamente para seu WhatsApp, site ou outro canal digital.
Como sabemos, as pessoas tem certa “preguiça” de teclar números de telefone quando precisar entrar em contato com seu negócio.
E com esses links, elas vão clicar e ir direto para seus canais seus, o que facilita uma comunicação mais direta e assertiva.
Isso é muito estratégico, então não deixe de fazer isso, pois você, com certeza, vai vender muito mais.
5- Faça postagens atrativas
Não use o Instagram para fazer panfletagem digital, ou seja, para mostrar produtos e promoções.
As pessoas estão numa rede social e buscam interação e informações interessantes, lembre-se disso.
Então, você precisa produzir e publicar conteúdos interessantes para seus públicos.
E, o Instagram é ainda uma rede de imagens e estas precisam ser criativas e bem elaboradas.
E o que postar?
Isso depende de seu ramo de atuação, mas vão aqui algumas dicas:
· Compartilhe uma curiosidade de seu produto ou serviço;
· Como usar ou em qual ocasião usar seu produto;
· Os benefícios do seus produto ou serviço (ou seja, mostre as razões para as pessoas se interessaram pelo seu produto);
· Mostre os bastidores de seu negócio, como sua equipe, e entrega de um produto ao cliente;
· Um depoimento favorável de seu cliente;
· Memes que tenham relação com seu nicho.
Enfim, você precisa entregar conteúdos que façam a diferença na vida dos seus seguidores.
Com isso, as pessoas vão se aproximando mais do seu perfil e cresce a confiança, e isso é essencial para gerar vendas.
Então, alterne posts de vendas com posts de conteúdos ricos, nesse estilo acima.
Dica bônus 1: Lembre-se que as pessoas estão no Instagram para interagir com outras pessoas e não simplesmente para comprar, evite só postar conteúdos de venda, tente alternar entre postagens da sua vida pessoal, dos bastidores do seu negócio entre uma postagem e outra faça chamativos para vendas.
Dica bônus 2: Seu Instagram é a uma loja em que as pessoas “visitam” várias vezes por dia!
6- Capriche nos posts de vendas
Na hora de fazer suas postagens de vendas, dê uma atenção especial.
Se se ramo for de alimentos, saiba que as pessoas comem com os olhos primeiro, por isso, vale a pena caprichar nas suas fotos. Monte um cenário, tenha uma boa iluminação na hora de tirar as fotos etc.
Se desejar, você pode até contratar um fotógrafo para ter fotos de mais qualidade.
Outro ponto, capriche na descrição de seus produtos, isso serve para convencer as pessoas e mostrar razões para elas desejarem seus produtos ou serviços.
E sempre no final de cada post, coloque um call to action, ou seja, chame o seu seguidor para uma ação, que seja para clicar num link ou outra ação que leve à conversão.
7- Faça Stories
O Stories do Instagram são aqueles conteúdos curtinhos que aparecem no topo do Instagram e somem após 24 horas.
São cerca de 500 milhões interagindo com os Stories todos os dias. Há pessoas que ficam muito mais nos conteúdos dos Stories em vez de irem para o Feed.
Os Stories você consegue deixá-los mais divertidos e eles são mais estratégicos na hora de vender.
Lá você pode deixar suas ofertas de vendas, claro, intercale isso com postagens de interação com sua audiência.
São pelos Stories que você segura os seguidores em seu perfil e por eles também, que você cria a interação com seu público, e sabemos que essa interação é essencial para gerar conexão e vendas.
Então, utilize bem os stories a seu favor. Monte enquetes, faça um desafio, faça um sorteio, coloque perguntas relacionadas ao seu negócio e muito mais!
Por meio dos Stories também você consegue ver na sua conta quantas pessoas reagiram a eles e como engajaram, e isso é importante para melhorar suas ações nos Stories.
8- Estabeleça relacionamentos no Instagram
Apenas publicar no Instagram não é suficiente. É preciso ter bom relacionamento com seus seguidores.
Para conquistar clientes e vender mais, é preciso interagir com as pessoas na plataforma, responder aos comentários, responder dúvidas, informar sobre preços etc.
Lembre-se: as redes sociais são canais de interação e a venda será consequência dessas interações, pois é quando passa a existir conexão e identificação e assim venda começa a acontecer.
Fique de olho no Direct e sempre dê uma atenção especial às pessoas.
9- Venda pelo Instagram Shopping
O Instagram Shopping é um recurso do Instagram, onde você pode montar um tipo de vitrine virtual e vender para as pessoas sem elas terem que sair do Instagram.
Para você ter uma ideia, segundos dados da Resultado Digitais, esse é um espaço acionado por 70% das pessoas entusiasmadas por modas.
E além disso, 87% das pessoas fazem compras influenciadas por algum influenciador no Instagram.
E para ativar esse recurso de Instagram Shopping, você precisa ter uma página no Facebook, pois você precisa criar um catálogo de seus produtos no Gestor de Negócios do Facebook.
Depois de cadastrar seus produtos no Facebook, você faz a integração deles para o Instagram, coloca seus preços e começa a vender!
Inclusive, você pode fazer uma parceria com o Mercado Pago ou PagSeguro para ter um link para seus clientes fazerem seus pagamentos por meio dessas plataformas.
10- Faça anúncios no Instagram
Vale a pena fazer anúncios no Instagram? Sim, vale muito a pena.
Através dos anúncios você vai atingir um público segmentado e pode atingir um público muito maior e gastando pouco.
Mas faça isso da maneira certa; os anúncios devem ser criados pela Página de Gerenciamento de Anúncios do Facebook.
Esses anúncios ficam baratos e vale a pena, pois mais pessoas irão conhecer seu negócio e o que você tem a oferecer.
Com esses anúncios, ao configurar eles, você conseguir filtrar as pessoas que você deseja atingir, de acordo com o sexo, localização, interesses, páginas que elas curtem etc.
Além disso, você vai atrair mais seguidores e sabemos que mais seguidores, aumentam as chances de você vender mais!
11- Poste nos melhores horários
Isso depende muito de quem é seu público ou seu ramo. Uma padaria pode postar mais de manhã ou no período da tarde, onde as pessoas estão buscando mais pelos alimentos.
Mas um perfil que vende produtos Fitness não precisa seguir essa lógica.
Mas o bom mesmo é observar e testar quais posts deram mais resultados, e assim, você pode melhorar nas postagens dos próximos, bem como em relação ao horário de postagens.
Em Configurações do seu perfil, você consegue ainda ver em qual horário seu público está mais ativo na Plataforma, e assim, você pode usar dessas informações para postar nesses horários.
12- Leve as pessoas para outro canal
Esse canal pode ser o WhatsApp ou Telegram. Sabe por que isso é importante?
Por essas razões:
· O Instagram tem muito “ruído” e assim as pessoas por lá ficam mais dispersas.
· Leve então seus seguidores para outras canais para criar um relacionamento mais assertivo com eles.
· É uma forma de você se fazer mais conhecido e relacionar melhor com seus seguidores.
· Nesses canais, você e usar para entregar conteúdos ricos e exclusivos para seus seguidores (só para quem está lá);
· Depois de um tempo, é só mostrar suas ofertas e você vai vender muito mais, pois criou um estreito relacionamento com as pessoas nesses canais exclusivos.
Pronto! Agora é com você!
Concluindo
Neste post, você viu como vender no Instagram: o guia para 2022.
Agora que você sabe de tudo isso, chegou a hora de você bombar seu perfil no Instagram.
Chega de perder oportunidades nessa rede social incrível.
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