Quando se começa um pequeno negócio, é normal almejar que ele se torne uma grande empresa bem-sucedida. Afinal, são os ótimos negócios que geram lucro, são rentáveis e têm relevância na vida dos clientes e dos investidores.
As crises políticas e econômicas, as dificuldades pessoais e a falta de informação podem ter sido obstáculos para você alcançar esse sonho, mas o movimento certo ainda é capaz de transformá-lo em realidade.
Está na hora de você se destacar no mercado e adotar as ações que realmente vão te levar até o seu objetivo. Para isso, aproveite nossas dicas ao longo do artigo!
Empresa grande x grande empresa
Uma empresa que ocupa todo o quarteirão de uma rua não necessariamente é tão bem posicionada no mercado. O seu tamanho só significa realmente que ela é uma empresa grande. Enquanto a preocupação for a dimensão, vários novos empreendimentos continuarão a fechar após 3 ou 4 anos.
Mas esse é um erro comum. Muitos empreendedores acreditam que fazer a empresa crescer se limita a uma questão de expansão espacial ou apenas vender mais. Certamente, mais espaço e mais vendas não são e nunca serão pontos negativos, mas é importante saber que existe muito mais além disso.
A verdade é que o que faz qualquer negócio, independente do seu porte, se tornar uma grande empresa é a qualidade dele. Inclusive, é a qualidade que vai fazer com que depois de “decolar”, a empresa continue a manter uma posição elevada no mercado por muito mais tempo e constância.
A qualidade não deve se ater apenas ao produto ou serviço que é ofertado, afinal, o mercado está lotado de boas ofertas. Os bastidores também precisam de atenção. Assim, cuide para que o planejamento, a gestão financeira e a otimização de processos também sejam competentes.
Sabendo de tudo isso agora, você prefere ter uma empresa grande ou uma grande empresa? Então confira agora como começar essa jornada!
O que fazer antes de começar a investir no começar a investir no crescimento da sua empresa?
O seu primeiro passo deve ser se certificar que você tem um caminho limpo, favorável e sem pendências para melhor focar na transformação do seu negócio.
Então, primeiramente, invista na sua equipe. Você tem dois importantes motivos para isso, um deles é que uma equipe de colaboradores despreparada não saberá como atuar em uma grande empresa e o segundo é que você e nenhum outro empreendedor de pequeno porte sustenta a batalha que é garantir o sucesso de um negócio completamente sozinho.
Ou seja, é imprescindível que você conte com pessoas qualificadas para o trabalho. Na prática, isso pode ser feito com especialização do seu quadro de colaboradores e a manutenção ou aumento (nunca a redução) da verba de contratação de trabalhadores qualificados.
Depois disso, se preocupe em direcionar a sua marca para um nicho específico. A dificuldade de fazer produtos para todos os tipos de público é o fato de que ninguém, ou produto algum, é capaz de agradar a todos. Uma grande empresa precisa de um público-alvo, tentar atingir a todos é ter um público geral e isso geralmente dá muito errado.
Empresas generalistas não conseguem aproveitar todo o potencial do público que realmente as dariam o melhor retorno, ao passo que focar em um setor, faz com que a empresa seja vista como especialista na área.
Por fim, pense também na possibilidade de criar parcerias. Elas abrem portas para indicações, conquista de novos consumidores, ampliação da base de clientes e maior visibilidade. Mas antes de tudo, tenha certeza de que a possível parceria atua no mesmo setor que o seu, distribui produtos ou serviços semelhantes e que o trabalho de vocês é complementar.
Bem, agora sim você pode focar nas vias práticas da transformação. Listamos abaixo algumas dicas que podem te ajudar!
Como transformar seu pequeno negócio em uma grande empresa?
Pronto para transformar seu pequeno negócio em uma grande empresa? Então fique de olho nas dicas que vão te ajudar nessa empreitada:
Foque na identidade da sua marca
A sua marca precisa ser amada! Isso significa que é sobre ela que as pessoas comentam, procuram e indicam. É nela que os clientes pensam imediatamente quando precisam do produto/serviço que você oferta.
Mas, para chegar nesse nível, a sua marca precisa ser reconhecida. Você consegue isso através de uma divulgação atrativa para o universo do público-alvo, estética e cores coerentes e um nome marcante.
Elabore um bom plano de negócios
O plano de negócio é o documento base para a sua empresa onde constam informações cruciais sobre sua estrutura. Para a maioria dos negócios, esse plano é peça-chave para o sucesso do empreendimento. Você pode direcioná-lo para o seu objetivo como, por exemplo, se manter ou crescer.
Nele devem constar pontos como o ramo de atuação, produtos e serviços prestados, perfil do público, localização da empresa, receita da empresa, capital humano atual e potencial, bem como faturamento mensal, lucro esperado, análise financeira e da concorrência, definição de metas e estratégia de marketing.
Modernize o seu marketing
Você precisa estar ligado nas novas práticas de marketing para acompanhar os novos hábitos de consumo do seu público. O investimento em marketing digital, por exemplo, se tornou uma necessidade.
Já que grande parte da população usa e consome pela internet, é fundamental que você esteja presente nesse ambiente. O foco é fazer com que o cliente ideal encontre as soluções da sua marca no lugar e no momento que ele precisa.
O marketing moderno conta com mídias pagas, marketing de conteúdo, marketing incisivo e muito mais.
Acompanhe o mercado e suas oportunidades
O mercado do seu segmento é algo para estar sempre de olho, do contrário, o seu negócio pode ficar acomodado e perder a relevância. Por isso, você deve se manter sempre atualizado e em busca de um espaço para crescer.
Para isso, analise as tendências e novidades, as apostas da concorrência e encontre oportunidades de inovar.
Outra dica é contar com quem realmente pode te ajudar a ser uma grande empresa. Conheça a SMB Store e saiba como simplificar a sua gestão!