Gerar mais vendas nem sempre está associado com a contratação de novos funcionários ou inovações nas ações de marketing. Em muitos casos, o segredo está no treinamento da equipe e no processo do controle de vendas.
Isso porque, treinar a sua equipe tornará os seus colaboradores mais aptos, persuasivos, capacitados e poderosos para que o fluxo de vendas da sua empresa seja cada vez mais produtivo, próspero e tenha os melhores resultados.
Dito isso, o empresário e empreendedor devem conhecer sucintamente qual é o perfil de cada vendedor presente em sua equipe. Assim, será mais fácil de escalá-lo para as funções que estão mais aptas de acordo com as suas particularidades.
Além disso, é fundamental que a equipe de vendas esteja em constante atualização para ficar por dentro de todas as novidades. Afinal, o mundo dos negócios está sempre sofrendo alterações, os clientes estão progressivamente mais exigentes e o número de concorrentes tende a subir ainda mais.
Mas, como fazer para garantir um bom treinamento da equipe para a plataforma de controle de vendas? É sobre isso que vamos te mostrar no artigo de hoje. Portanto, continue lendo esse post até o final para tirar todas as suas dúvidas sobre esse assunto.
Boa leitura!
O passo a passo completo de como treinar a sua equipe de vendas
Comece com a construção da equipe
Antes de tudo, o primeiro passo é construir o seu time de vendas de forma estratégica e sistemática. Por isso, antes de contratar e escalar os vendedores, é fundamental que você estruture a equipe de acordo com as seguintes exigências:
- Determinação de metas;
- Planejamento;
- Organização;
- Coordenação de perfis;
Logo, antes mesmo da contratação e do treinamento da equipe, faça um mapa com todas as características e habilidades de cada vendedor para que ele tenha uma ótima performance com as suas atividades.
Isso porque, identificar as principais qualidades dos colaboradores será muito importante para coordenar os perfis e manter a equipe bem organizada e planejada de acordo com os resultados almejados.
Programe uma dinâmica em grupo
Depois de realizar todas as contratações e montar a sua equipe, o próximo passo é fazer com que todos os vendedores se conheçam para que eles gerem um laço profissional amigável e tenham a mesma abordagem de vendas de acordo com os valores e objetivos da sua empresa.
Sendo assim, durante a dinâmica, estimule o raciocínio rápido, apresente quais são as perguntas básicas que podem ser efetuadas pelos consumidores e como argumentar depois da primeira recusa dos clientes. Nisso, também é fundamental oferecer alguns treinamentos com técnicas de persuasão.
Estabeleça metas
Outro ponto imprescindível e que jamais deve ser menosprezado, é o estabelecimento das metas para que a equipe saiba com bastante clareza aonde eles devem chegar em cada intervalo de tempo e se estão desempenhando as suas funções de acordo com o esperado.
Portanto, o ideal é que cada vendedor tenha a sua meta individual em benefício do objetivo universal da empresa. Sendo assim, dentre essas metas, podem ser considerados:
- Taxa de conversão;
- Quantidade de vendas;
- Ticket médio;
- Tempo médio para negociação;
- Quantidade de recusas, entre outros.
Faça o treinamento operacional da plataforma de controle de vendas
Para acompanhar as métricas e garantir um bom controle de vendas, é fundamental que a equipe registre todos os resultados obtidos e, assim, a gestão da empresa seja bem gerenciada e organizada.
Com isso, muitas ferramentas podem ser utilizadas para tornar esse processo mais prático, ágil, econômico e simples para o dia a dia de todos que participam do time de vendas.
Inclusive, o empresário e empreendedor também têm uma maior facilidade e otimização do tempo no momento de analisar como estão os resultados do seu negócio para desenhar novas metas e estratégias.
Dito isso, com a Smb Store, você encontra diversas opções de sistemas super completos de gestão para que o seu controle de vendas tenha mais praticidade, facilidade e tudo isso com o melhor preço do mercado.
Em nossa plataforma, é possível fazer o controle do caixa, vendas e estoque. Além de evitar falhas na gestão do negócio e no armazenamento de informações importantes da sua empresa.
Com a nossa ferramenta, você também tem acesso ao nosso suporte especializado para tirar todas as suas dúvidas. Além de disponibilizarmos diversos vídeos com tutoriais para que toda a sua equipe de vendas consiga manusear o sistema, de forma simples e descomplicada.
Dessa maneira, é possível também manter a equipe atualizada sobre as suas prioridades, alcance de metas, urgências e indicadores de modo mais acessível.
Isso porque, os nossos sistemas otimizam todos os processos da sua empresa e a equipe terá um banco de dados sempre atualizado, o que afetará positivamente também no atendimento ao cliente.
Padronize todos os processos internos para ter um bom controle de vendas
Para que o desempenho da sua equipe de vendas seja sempre fluido e produtivo, padronizar os processos internos é fundamental para evitar dúvidas, abordagens de vendas muito distintas, improvisos e desorganização. O que pode, inclusive, afetar na reputação da sua empresa perante ao mercado.
Portanto, faça uma padronização dos processos internos para que os procedimentos sejam mais eficazes. Assim, ficará mais fácil também identificar as incoerências e monitorar a equipe.
Faça o planejamento da rotina da equipe para que elas possam realizar um bom controle de vendas
Para que a equipe de vendas seja bem administrada, é necessário que haja o planejamento da rotina de todos os vendedores. Dessa forma, eles saberão o que deve ser feito, quando e como. Com isso, ficará mais fácil para que eles mantenham o foco nos resultados almejados.
Sendo assim, estimule a organização dos colaboradores sobre as suas atividades diárias e ensine técnicas que podem pode-se aplicar para essa finalidade, como o Método Pomodoro ou a Regra dos Dois Minutos. A ideia é treinar a equipe com alguma metodologia de produtividade para que a rotina de trabalho seja o mais frutífera possível.
Além disso, determine quais serão os dias e horários para o cumprimento das atividades mais cruciais. Como registrar dados, analisar métricas, entrega de documentos, entre outros.
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