dados e estratégias

Como dados e estratégias te ajudam a vender mais

Recentemente, as palavras “dados” e “estratégias” passaram a ser mais conhecidas pelo público devido ao avanço no mundo digital. E, em consequência, se mostraram presentes nas empresas. Entretanto, nem todas as empresas estão prontas para colocar em prática a análise de dados e estratégias. Há uma gama de negócios que ainda desconhecem a forma como os dados e estratégias podem aumentar as vendas e ainda sair na frente dos concorrentes. Portanto, não deixe isso passar despercebido por sua empresa! Reveja seus planos.

Neste artigo, vamos mostrar como os dados e estratégias podem te ajudar a lucrar mais e ter um ótimo desempenho. Acompanhe! Boa leitura! 

 

Análise de dados nas vendas: qual a importância?

Sabemos que o mercado está muito concorrido, então não se pode vacilar nas tomadas de decisão. É preciso, cada vez mais, um embasamento maior e dados reais fornecidos por seus parceiros e clientes. A intuição, o conhecimento e experiência do gestor passou para o segundo plano, quando falamos em decisões assertivas baseadas em análise de dados. Desse modo, haverá redução de erros e investimentos de pouco retorno. 

Com uma base de dados informacionais captadas através dos consumidores e colaboradores, suas decisões e planos de gerenciamento serão assertivos e eficazes a curto, médio e longo prazo. Contudo, na era do digital, o contexto é um pouco diferente, pois as empresas passaram a investir também em campanhas nas redes sociais, que permitem uma análise de métricas e relatórios que informam o desempenho do anúncio. Assim, é possível captar dados por diversas vertentes e cruzá-los para identificar padrões e preferências de seu público-alvo.

Desse modo, a análise de dados se faz tão importante nas vendas, pois você passa a entender o seu público. Compreender melhor qual tipo de produto ele deseja, o serviço ideal e a forma de se comunicar com ele. Isso aumenta a competitividade no mercado e sua empresa se torna cada vez mais relevante para o seu consumidor, pois atinge a expectativa criada pelo mesmo no momento da compra.

 

Como as estratégias ajudam a vender mais?

Algumas estratégias podem ser traçadas com o intuito de atingir mais vendas mensais nas empresas. A seguir, listamos as principais. Confira! 

 

Quem é o seu público-alvo?

Conheça o seu público-alvo e entenda o comportamento dele. A partir disso, você seguirá estratégias que o fará feliz. Desse modo, suas vendas vão disparar, pois você terá uma estratégia assertiva para quem o seu produto/serviço vende.

 

Concorrência

Veja o que sua concorrência está fazendo, para que você crie estratégias mais assertivas e competitivas. Analise os tipos de vendas, layouts, perfis, promoções, etc.

 

Estratégia de preços

Atrelada à análise dos concorrentes, está a estratégia de preços. É a forma ideal de assegurar que a sua loja venda o produto pelo preço ideal de mercado, pela média entre o valor do concorrente e a demanda dos clientes. Importante buscar entender sobre a precificação de produtos, com custos fixos e variáveis, regimes tributários etc.

 

Orientação de processos internos 

Para ter sucesso em qualquer estratégia, os processos internos e externos devem estar alinhados. Ou seja, revise toda a jornada do cliente, do momento da compra até a concretização da venda e chegada da mercadoria.

 

Descreva o seu produto ao cliente

Os sites de compras online ou perfis das redes sociais de empresas devem descrever detalhadamente cada produto. Aproxime-o do seu cliente através das fotos e descrição com material, dimensões, fabricante!

 

Meios de pagamento

Aumentar as formas de pagamento é uma boa estratégia para aumentar as vendas, pois influencia diretamente na taxa de conversão. Ou seja, os clientes são mais influenciados a comprar.

 

Investimento no marketing digital

Campanhas de marketing digital nas redes sociais são ótimas opções para engajar os seus clientes e ter reconhecimento da marca. Aproxime o seu público e, consequentemente, aumente as vendas!

 

Aproveite a sazonalidade

Datas comemorativas e sazonalidade são interessantíssimas para o comércio. Aproveite essa estratégia para Black Friday, Dia das Mães, Natal etc.

 

Faça promoções

Dê descontos ao seu cliente, cupons, vouchers, frete grátis, dentre outros. Faça promoções o instigando a comprar!

 

Tendências do mercado

Acompanhe o mercado e veja o que há de moderno e atualizado! Observe o que está em alta para traçar a sua estratégia e vender mais! 

 

Use gatilho mental

O gatilho mental é bastante utilizado para expor clientes a determinadas situações. Na psicologia do consumo, esses gatilhos possuem foco em estimular o interesse de compra do cliente. Logo, atingirá mais vendas! 

 

Cuide da jornada de compra do cliente

Do momento do interesse de compra até o pós-venda, o vendedor deve ter toda a atenção ao cliente. O relacionamento com o consumidor é essencial para fidelizá-lo e ter recorrência de vendas para o mesmo.

 

Canais de atendimento

Abra canais de atendimento em sites e redes sociais, para que o cliente possa informá-lo sobre dúvidas, reclamações, sugestões em relação ao produto ou à compra. Quando a venda é online, é bastante recorrente acontecer essas situações, pois o cliente não tem contato prévio com o produto.

 

Esteja em constante expansão de estratégias

Para aumentar suas vendas, esteja em constante transformação e otimização das estratégias. Estude o mercado que você atua e sempre ofereça novos produtos e serviços que sejam novidades e modernidades! 

 

Conclusão

Por fim, podemos concluir que em um mercado competitivo, as empresas precisam saber usar seus dados e estratégias para melhorar o seu resultado de vendas. Os clientes esperam experiências personalizadas com base no problema que desejam resolver. Para isso, é preciso usar dados, métricas e estratégias para saber analisá-los e dar o retorno ao cliente. 

As empresas dispostas a analisar esse tipo de dados e estratégias descritas ao longo do texto melhorarão a eficiência das vendas. Além disso, é importante alinhar a equipe de vendas com a equipe de marketing digital para que os dados e estratégias sejam analisados e postos em prática. Confira as soluções SMB Store para ajudar sua empresa a incorporar análises de dados e estratégias em suas vendas e melhorar seus resultados!

 

Aviso

Você será redirecionado para a tela de login/cadastro para a versão ONLINE do sistema da SMB STORE, esse link não se refere a versão OFFLINE.

Como você organiza seu negócio?

A SMB STORE agora possuí um sistema de gestão e vendas totalmente online feito para lhe ajudar no dia a dia de seu negócio!