Diversificar produtos e serviços pode parecer uma tarefa desafiadora, mas é extremamente importante para alavancar o seu negócio. Isso se dá, pois se manter na zona de conforto com determinado produto ou serviço pode tornar seu negócio obsoleto. Você pode estar se perguntando: o que isso quer dizer?
Por que diversificar produtos e serviços?
O primeiro ponto a se considerar aqui é a sua concorrência. Então se pergunte, o que um concorrente sempre busca fazer?
Empresas concorrentes estão sempre tentando ser melhores, ou seja, oferecem um produto similar ao seu e buscam trazer um diferencial que as tornem mais atrativas. Desse modo, se seu negócio não buscar se destacar e se diferenciar na mesma proporção, ele pode perder a atenção e o interesse do seu público-alvo em determinado momento.
Além disso, seu produto tem um limite de alcance, então quando ele atinge esse limite e você não traz novidades para seus clientes, a tendência é que sua empresa fique estagnada no mercado, sem muitas possibilidades de crescimento. Nesse sentido, se você quer fazer o seu negócio crescer, se está precisando melhorar o caixa da sua empresa ou quer uma maneira de preservar a saúde financeira do seu negócio, a diversificação é uma ótima estratégia.
Para complementar, a diversificação é uma alternativa interessante para momentos desafiadores na empresa ou de crise no país. Diante disso, diversificar pode ser justamente o diferencial que irá garantir a permanência da sua empresa no mercado, mas tome cuidado, pois ela não pode ser feita de maneira aleatória. Por exemplo, você não pode lançar um novo produto que destoa completamente do seu produto principal visto que sairia do seu ramo. Sendo assim, percebe-se que isso deve ser muito bem pensado para que faça sentido para o seu negócio.
A diversificação de produtos e serviços apresenta riscos e deve ser feita com cuidado: avalie com cautela.
Diversificar produtos e serviços exige esforço e planejamento, sendo um caminho com riscos, mas também muitas oportunidades. Dessa forma, antes de optar por essa estratégia há alguns pontos importantes a serem considerados. Com isso, a primeira coisa a se fazer é avaliar se essa estratégia tem como objetivo crescer o seu negócio ou se corresponde a um ato pela sobrevivência dele para que você saiba o foco da sua diversificação e se planeje para isso.
Pergunte-se também se é o momento ideal para fazer isso, avalie o mercado em que você está inserido e aponte os riscos e oportunidades para uma diversificação no momento em que você planeja. Se ao considerar esses pontos você decidir seguir adiante, planeje-se cuidadosamente. Você deve ter percebido que o planejamento tem aparecido bastante ao longo desse artigo e não é a toa que isso acontece.
Um planejamento estratégico bem feito te possibilitará minimizar seus riscos e, consequentemente, alcançar seus objetivos com maior facilidade. Para isso, é preciso um estudo de mercado aprofundado, avaliando os concorrentes e o espaço no mercado para sua diversificação, estabelecendo metas e prazos, bem como um plano financeiro dos custos que isso terá para sua empresa.
Em adição a isso, é necessário ter clareza no tipo de diversificação que será feito, afinal, esse tipo de estratégia pode querer variar clientes, valores ou até buscar uma diversificação geográfica do negócio. Com todas essas informações é normal que você esteja se questionando como realizar tudo isso e quais são os passos para ter uma diversificação de sucesso.
Como diversificar de maneira assertiva!
A seguir você verá um passo a passo que irá clarear suas ideias e com o qual você vai conseguir compreender de maneira mais concreta o que pode ser feito para variar seus produtos e serviços diminuindo os riscos disso.
Planeje com atenção
Como dito anteriormente, um plano de ação bem feito é um grande diferencial. Nesse processo, considerar os pontos a seguir e ter todos eles bem estruturados pode te ajudar a ter um bom plano:
- Quais são os motivos que te levaram a querer fazer uma diversificação dos seus produtos e serviços? Nessa pergunta, considere se são dificuldades financeiras, ambição por um lucro maior, busca por um maior desenvolvimento do seu negócio, dentre outros fatores.
- Crie sua estratégia, veja como será o processo de diversificação, se será com novos produtos e serviços, se quer atingir um novo público e qual é o público-alvo, como é possível atingir esse mercado, etc.
- Por falar no mercado, como já foi citado entender o mercado é imprescindível, mas como fazer isso? Estude a demanda e a oferta, conheça seus concorrentes e entenda as características dele.
- Para finalizar, avalie os custos! Veja o investimento que você terá que fazer e se é possível fazê-lo, avaliando também que o lucro ao finalizar seu plano de ação valerá os gastos e investimento
Teste e se adeque
A fase de teste existe para que sua empresa não invista amplamente em algo que não trará bons resultados. Sendo assim, ao testar você vê a adesão e o funcionamento ao(s) seu(s) novo(s) produto(s) ou serviço(s), o que pode te fazer repensar seu planejamento e estratégia ou seguir com ele. Além disso, os testes também auxiliam a medir os custos reais e possíveis lucros.
Faça seu lançamento e invista na divulgação
Se sua fase de teste funcionou, pode lançar seu produto. Contudo, esse lançamento também deve ser pensado com uma estratégia de marketing para atingir seu público-alvo de forma mais eficiente. Em complemento a isso, também é importante que seus colaboradores conheçam o produto ou serviço lançado, para que possam trabalhar na divulgação e venda dele também!
Acompanhe e faça a gestão da sua estratégia
Após o lançamento, não abandone seu plano de ação, mas continue acompanhando o andamento do seu novo produto ou serviço. É justamente nesse período que você poderá constatar a adesão real ao seu lançamento, sendo essencial na consolidação dele e também no planejamento de futuras expansões! Nesse sentido, para esse acompanhamento se deve fazer um controle de caixa e estoque, bem como um controle de vendas, dentre outras coisas.
E aí, essas dicas te ajudaram a entender a importância de diversificar produtos e serviços? Foi possível aprender um pouco sobre como realizar essa diversificação de forma eficiente? Para mais conteúdos como esse e muitas outras dicas para te ajudar na gestão do seu negócio, navegue pelo nosso blog!