mídia orgânica ou mídia paga

Mídia orgânica ou mídia paga? Intensifique suas vendas com os dois!

É possível utilizar da mídia orgânica ou mídia paga para intensificar suas vendas! O processo de oferta de um produto, serviço ou marca pode se dar de diferentes maneiras, mas o objetivo final é o mesmo, atrair a atenção do público e aumentar a rentabilidade de mercado.

Com isso, são investidas estratégias de marketing que impulsionarão o seu negócio, e ela pode ocorrer de duas maneiras: através da mídia orgânica ou paga.

 

O que é a mídia orgânica?

A mídia orgânica se refere à procura pelo seu produto, é quando um cliente encontra suas redes através de sites de pesquisa como Google, Bing ou Yahoo.

Esse tipo de divulgação não imputa nenhum gasto direto, sendo gastos apenas o valor de manutenção do site, ou de instalação de um sistema de qualidade, que contribua para que a página esteja sempre em evidência nas pesquisas.

Outro tipo de investimento necessário se dá no conteúdo, onde a originalidade e a diferença façam com que os compradores se interessem e visitem sua loja, sendo necessário sempre atualizações e diversidade nos seus produtos e serviços.

Essa maneira de mídia está frequentemente atrelada à vitrine de conteúdos e visa demonstrar domínio em um assunto.

 

Como melhorar suas vendas com a mídia orgânica

Para aprimorar a técnica utilizada para gerar mídia orgânica são usados métodos que impulsionam a visibilidade, como o Inbound Marketing, que tem um conceito muito semelhante ao de tráfego orgânico, de atrair clientes através de mecanismos de busca.

Consiste na introdução da mídia em outros espaços que prendam a atenção do público como podcasts, vídeos ou e-books, explorando mecanismos de busca, blogs ou redes sociais.

Uma das mais rentáveis redes sociais é o Instagram, que veio transformando a sua relação com o marketing e venda ao longo dos anos. Saiba como conseguir vender no Instagram!

Outra ferramenta muito importante é o SEO (Search Engine Optimization), que nada mais é do que otimização dos mecanismos de busca, um conjunto de estratégias que contribuirão para levar o seu site a um melhor posicionamento no PageRank (um ranqueamento criado pelo cofundador do Google para medir o nível de autoridade de uma página), e consequentemente um local de destaque em buscadores como o Google.

Como funciona o SEO? Muito simples, aliando tecnologia a conteúdo e autoridade, de forma a influenciar o algoritmo a seu favor, fazendo com que seu site apareça antes dos demais, garantindo a você um número maior de visualizações e, portanto, possibilidades de venda.

Dessa forma, a utilização do SEO garante que, ao pesquisar uma palavra chave, seja o seu site a estar no topo da primeira página de buscas, e não o do concorrente.

Isso contribui para que se passe uma imagem de maior confiabilidade e melhor reputação.

 

Estratégias que podem ser utilizadas

Uma dessas estratégias é o uso de palavras chave, assim como o link building, que busca linkar conteúdos do próprio site para gerar maior engajamento.

Outra maneira de captação de tráfego orgânico é o e-mail marketing, uma versão mais formal da lista de transmissão, irá manter informado e de certa forma fidelizar sua clientela, induzindo a consumir sempre o seu conteúdo.

Nesses e-mails, serão enviados links que redirecionam para sua página inicial, ou convites sugestivos para determinados artigos.

A obtenção desses endereços de e-mails, vem através do cadastro de clientes,  a importância desse recurso já foi abordada e você pode conferir clicando no link acima.

 

Mídia paga

É chamada mídia paga toda forma de comunicação onde o anunciante investe dinheiro pela divulgação. Diferentemente da mídia orgânica, o vendedor paga por cada vez que seu produto ou serviço é anunciado.

 

Vantagens em utilizar a mídia paga

Se sua intenção é cativar um público novo ou impulsionar a comunicação e visibilidade do seu negócio, então você encontrou o que precisa!

A mídia paga é uma maneira rápida de fazer mais pessoas conhecerem o seu trabalho ou produto, gera retorno imediato, além de maior alcance e possibilidade de leads ou vendas.

Para isso, é necessário observar bem qual plataforma de anúncio será escolhida, visto que a relevância desta plataforma refletirá diretamente em seu ganho, seja ele qual for.

Uma das formas de anúncio são as redes sociais, Instagram, Facebook, Twitter, Youtube, entre várias outras, além dos sites buscadores, sendo o mais famoso deles o Google Ads.

É necessário atentar-se ao formato escolhido para o anúncio, para que se adeque ao veículo de comunicação escolhido.

Outra vantagem do tráfego pago é a segmentação de exibição daquele anúncio.

Você pode escolher previamente o público alvo e, desta maneira, exibir o anúncio adequado ao público certo, isso com certeza gerará novos leads, pois te permite dialogar com mais direcionamento, atingindo mais especificamente seu público-alvo desejado, o que também é muito importante para a imagem do seu negócio. 

O tráfego pago também te permite acompanhar o engajamento e o retorno daquele anúncio em tempo real, e isso é muito importante na tomada de decisões, garantindo o melhor aproveitamento deste modelo de mídia.

Mas não se engane, apesar de atrair muita atenção, é necessário que você gere sempre conteúdo de valor, e invista também em mídia orgânica para fidelização deste cliente.

Agora que você conhece as duas formas de trazer mais visibilidade para seu empreendimento, porque não utilizá-las juntas?

Se separados os ganhos já são muitos, imagine combinados? Sucesso de vendas garantido!

Nós, da Smb Store, certamente possuímos o tipo de sistema que mais se encaixa para seu tipo de negócio.

Além de sempre fornecer conteúdo de qualidade, atualizado para dar dicas e suporte a você, empreendedor. 

Conte conosco e entre em contato através do nosso site!

 

Aviso

Você será redirecionado para a tela de login/cadastro para a versão ONLINE do sistema da SMB STORE, esse link não se refere a versão OFFLINE.

Como você organiza seu negócio?

A SMB STORE agora possuí um sistema de gestão e vendas totalmente online feito para lhe ajudar no dia a dia de seu negócio!